2020 / 2021 - 50 ANOS DO TALLER TOTAL
FAUD - UNIVERSIDAD NACIONAL DE CÓRDOBA, Argentina
TALLER TOTAL
O Taller Total da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nacional de Córdoba, Argentina foi objeto de reflexão e debate, desde 2015, nos Encontros Internacionais “A FORMAÇÂO UNIVERSITARIA e A DIMENSÂO SOCIAL DO PROFISSIONAL”, realizados em Córdoba, Argentina, e também nos Seminários Internacionais “A DIMENSÂO SOCIAL DA FORMACÂO PROFISSIONAL”, realizados em São Paulo, Brasil.
Vigorou entre os anos 1970 y 1975 – ainda que sua gênese remonta aos anos 1960 – e consistiu na incorporação de todos os estudantes e professores da faculdade na construção de uma proposta interdisciplinar e com um currículo inovador. Foi desenvolvido a partir de três premissas fundamentais:
-
A arquitetura é uma profissão de caráter prioritariamente social.
-
Seu ensino deve partir da análise da sociedade e suas necessidades.
-
Sua gestão deve ser democrática e participativa.
Ilustração de Luis Coccato (Coordenador estudantil e docente do Taller Total).
Foi definido, no Plano de Estudos, como “um corpo único [...], não hierárquico, que incorpora a seus integrantes, docentes e alunos, diferenciados em papéis, numa estrutura de equipes como partes dinâmicas de um todo”.¹ Foram seus objetivos centrais “motivar e desenvolver a capacidade criadora dos alunos sobre o entorno total e instrumentá-los na resolução dos requerimentos físicos que o mesmo coloca, entendendo seu trabalho como parte da atitude comprometida do arquiteto frente ao processo de cambio [….] ” “a firme convicção da necessidade da redefinição crítica do papel do arquiteto, a concepção e a arquitetura que o determina e seu ensino aqui e agora, tem impulsionado docentes e alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Nacional de Córdoba a assumir-se como atores de um processo que possa levar a compreender a arquitetura como prática social, gerada na sociedade, interpretada interdisciplinarmente, assumida e resolvida pelo arquiteto e na qual o usuário é seu destinatário, continuador e realizador em comunidade do produto: o habitat humano”.²
"Paulo Freire e América Latina"
Aquarela em papel de algodão.
Autora: Jennifer Pereira, 2020.
Acervo de Jean de Castro
Considerado pioneiro, o Taller Total foi objeto de debate e referência junto a outras experiências com premissas similares em toda América Latina. Livros, teses, documentários em vídeo já foram realizados sobre essa experiência, o que facilita a sua apresentação e debate.
O Taller Total participou da busca de alternativas pedagógicas, avaliadas como pioneiras, e realizada por muitas universidades da América Latina, incluídas num clima de agitação social, efervescência cultural e expectativas políticas de mudanças estruturais. Nesses anos e com propósito de remover situações cristalizadas na tradição universitária em diferentes áreas do conhecimento, foram implementados, em vários países, diversos projetos pedagógicos universitários. Existiu um fértil campo de debates, intercâmbios e inter-influências, que foram possíveis graças a eventos acadêmico-profissionais, publicações, viagens e também aos exílios, que contribuíram com a circulação de idéias. Por exemplo, Paulo Freire, se exilou no Chile, onde escreveu “Pedagogia do oprimido” em 1968, que foi também impresso pela Direção de Publicações da FAU UNC durante a vigência do Taller Total.
Destacam-se, entre outras, no Brasil, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de São José dos Campos, primeiramente conhecida como IPC -Instituto de Projeto e Comunicação – FAU SJC, experiência também realizada entre 1970 e 1975; a reforma da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo- FAU USP e a experiência da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília - FAU UnB, o Laboratório do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Taubaté - Unitau, que foram produtos deste fértil dialogo e tiveram inter-influências diretas ou indiretas. Paulo Bastos e Sylvio Sawaya, entre outros, divulgaram o Taller Total no Brasil, nos anos 1970. Durante uma viagem a Córdoba, em 1971, Miguel Pereira, que desempenhou a direção da FAU-UnB entre 1968 e 1976, teve contato com o Taller Total, e junto com estudantes e professores, desenvolveu a ideia na UnB.
Também em México, estabeleceram-se relações de inter-influência tanto com o Autogoverno, na UNAM, iniciado em 1972, como com a UAM em Xochimilco. Vários referentes do Taller Total exilaram-se no México, como Elsa Tania Larrauri, que em 1976, a partir de sua experiência no Taller Total, participou ativamente no Sistema Modular (iniciado em 1974), na UAM/ Xochimilco e, um auditório desta universidade recebeu seu nome em sua homenagem. Também María Saleme de Burnichon, quem coordenou a Equipe de Pedagogia do Taller Total, exilou- se em México.
Esses processos de ensino inovadores, considerados como pioneiros, participaram do debate latino-americano e mundial sobre o ensino de Arquitetura e Urbanismo. Muitas vezes em contextos fortemente autoritários e em um cenário mundial marcado pela guerra fria, existia particular interesse em que estas experiências aparecessem na consciência de seus integrantes como isoladas, pelo que, na atualidade, é imperioso demonstrar seus vínculos.
Cada caso, com suas características próprias, contém a busca de um habitat ampliado ou uma relação cognitiva com os lugares, possibilitando sua apreensão ao entender que habitar não é só possuir uma casa, mas pertencer a um lugar. O desenvolvimento nos países latino-americanos, atende a um processo desigual e combinado, onde convivem formas avançadas e arcaicas de produção. Isso se revela nas formas de produção da arquitetura e urbanismo e da paisagem, que ora se apoiam no ‘exército de reserva’, sem qualificação técnica, ora utilizando o mais alto nível de tecnologia. Por isso o ensino de Arquitetura e Urbanismo deve atender a essa complexa demanda com alto grau de flexibilidade, abrangência e profundidade.
No Taller Total entendeu -se, de forma inovadora, que as maneiras de construir o conhecimento arquitetônico e urbanístico demandam a interdisciplinaridade e a construção conjunta do conhecimento. Na complexa realidade a ser atendida é imprescindível compreender o sentido profundo das interrogações: para quem, que, como, por que, para que, com quem ensinar e aprender.
Retrato de Maria Saleme de Burnichon.
Autor: Sylvia Adriana Dobry
Retrato de Ernesto Ronaldo LOWE
Foi estudante do Taller Total da FAU UNC. Desaparecido em 21 de outubro de 1976. Autor: Victor S.Barrionuevo
Desenho de Raúl Horacio Trigo.
Estudante de Arq. (FAU-UNC) desaparecido em 23 de junio de 1976 na luta contra a ditadura. (Rodolfo Novillo et al, Arquitectos que no fueron, 2008)
Na porta da FAU/ marzo/72 (Ciclo 71/72). Um sábado pela manhã antes de irem a uma tarefa nos terrenos da Cooperativa "El Huanquero" Atelier dos profs. Elsa Tania Larrauri e Cacho Forné, entre outros.
¹ FACULDADE DE ARQUITETURA e URBANISMO (1970): TALLER TOTAL. Docentes e Alunos. F.A.U., U.N.C. Córdoba. Pág. 1.
² FACULDADE DE ARQUITETURA e URBANISMO: Taller Total. Plano de Estudos. F.A.U.; U.N.C.; Córdoba; 1971. Pág.3 e ss. (conhecido como LIVRO MOSTARDA).
TOTAL DOCUMENT
TALLER TOTAL entrevista Arq. Arquimedes FEDERICO
DOCUMENTAL TALLER TOTAL Arquitectura U.N.C.
TALLER TOTAL entrevista Arq. Sylvia DOBRY
TALLER TOTAL entrevista Arq Juan C FONTAN
TALLER TOTAL entrevista Lic. Nora LAMFRI
TALLER TOTAL entrevista Arq Victor SORIA
TALLER TOTAL entrevista Arq. Ian DUTARI
TALLER TOTAL entrevista Arq. Luis COCATTO
TALLER TOTAL entrevista Arq Benjamín ELKIN